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5 dicas de técnicas de vendas para melhorar seus resultados

Manter-se atualizado é sempre o jeito mais eficaz de melhorar sua performance. O trabalho de vender exige um perfil profissional dinâmico, aberto a experimentar e que saiba construir relacionamentos como ninguém.

Veja cinco maneiras de ajudar seus clientes e aumentar seus resultados de maneira prática:

  1. Estabeleça a sua estratégia de atendimento. Defina e teste um jeito respeitoso de iniciar uma conversa, sempre atentando para o tempo do cliente. Demonstre disponibilidade em ajudá-lo a resolver da melhor maneira seu problema ou atender sua necessidade.
  2. Ajude-o a entender o que ele precisa. Nem sempre as pessoas buscam diretamente algo, porque sabem qual é o problema a ser solucionado mas não tem clareza de qual produto ou serviço poderia atendê-lo da melhor forma. Ouça atentamente o que o cliente diz. Abra espaço para perguntas e valorize a interação de um jeito que vá ‘clareando’ a percepção do seu cliente sobre os benefícios e vantagens do produto que pode oferecer. Dessa maneira o entendimento sobre a real necessidade fica mais evidente e pode converter-se em consumo mais facilmente.
  3. Crie um vínculo de confiança. Muitas vezes, o vendedor tem apenas alguns minutos para ‘ganhar’ o cliente. E a melhor maneira de estabelecer essa relação é mostrar credibilidade. Falar demais sobre vantagens e benefícios logo no começo da conversa não é a melhor opção. Você precisa mostrar que entende do assunto e o único caminho para deixar isso claro é estudar o que você vende. Prepare-se para o diálogo pensando em informações-chave para efetivar a venda, como por exemplo:
    De que maneira seu produto/serviço ajuda as pessoas a economizarem tempo/energia/dinheiro?
    Como seu produto pode minimizar a necessidade de gastos/problemas em curto, médio ou longo prazo?
    Como seu produto/serviço melhora a imagem ou notoriedade do cliente?
    Como seu produto/serviço ajudam o seu cliente a obter mais lucro?
  4. Mostre que tem senso de organização. Além de facilitar o processo de decisão sobre a venda, isso aumenta as chances de o cliente sentir-se seguro com seu atendimento e abrir ainda mais as necessidades intrínsecas àquela compra, mostrar o que o levou a procurar o seu produto/serviço e, com isso, melhora a qualidade do relacionamento que pode estabelecer com você, sua marca e seu produto.
  5. Seja flexível na negociação. Dialogue, entenda e tenha claras as margens e possibilidades que você poderá ajustar ou facilitar. O preço não deve assustar o cliente ou barrar a venda, ele deve estar tão claro quanto o valor agregado ao produto/serviço, atendimento, qualidade da marca e etc. Com todo o ‘pacote’ em mente, você terá mais assertividade nas argumentações, assim como poderá flexibilizar o que for efetivamente possível para finalizar a venda satisfatoriamente.

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