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Por que assistir palestras sobre vendas?

Para ter uma equipe com alta performance, os gestores e executivos precisam treinar bem suas equipes. As técnicas de vendas se atualizam continuamente, especialmente porque o comportamento dos consumidores é influenciado o tempo todo pela internet e as mil maneiras de monitorar os hábitos das pessoas online.

Já pensou nisso?

Claro que sim, não é mesmo?

Ficou desesperado(a)? Calma. É justamente por este motivo que as palestras e trocas de experiência são cada vez mais valiosas para os treinamentos de vendas.

Ao vivo ou em um vídeo, uma referência para o seu mercado pode ser o ‘farol’ para boas práticas e ideias criativas, especialmente na hora de converter clientes em mais faturamento.

Com o conteúdo online, você pode criar uma dinâmica para sua equipe. Todos podem assistir à palestra juntos e tirar, das lições aprendidas, atividades práticas para implementação. Isso pode melhorar processos ou ainda inspirar alternativas que ainda não foram testadas por vocês.

Quando todos ou uma parte do time assistem à uma palestra de vendas, poderão organizar a melhor maneira de replicar este conteúdo para os colaboradores. Esta também é uma ferramenta poderosa de treinamento, que ainda ajuda a otimizar os processos e práticas.

Preste atenção nestas dicas simples:

  1. Planeje o uso do tempo. Se você não tem o hábito de fazer planilha, lista ou anotação com as prioridades do seu dia, mude isso já! Organize atividades separando o tempo em indicações precisas: pela tarefa (fazer ligações, por exemplo) ou pela demanda (palestra – fazer network).
  2. Treine sempre. Nada substitui a preparação para um bom vendedor. Lidar com pessoas é um desafio que se aprimora na prática, utilizando as informações e ferramentas para construir aqueles valiosos minutos que você tem diante do cliente em um momento para transformar desejo em venda.
  3. Aproveite ao máximo cada evento: absorva conteúdo, conheça novas práticas, técnicas e anote números e estatísticas interessantes, que poderão ser usadas na hora de elaborar os argumentos de vendas, por exemplo. Além disso, uma palestra de vendas é o ambiente perfeito para fazer network: todos estão em busca de melhorar os negócios e a chance de firmar parcerias pode aparecer ali, numa conversa simples, após um café.

Incentive a equipe a participar de palestras, eventos, workshops, congressos, seminários e treinamentos com especialistas e profissionais de fora da sua empresa. Esta é a maneira mais eficaz de trazer conhecimento para o time, além de ser uma maneira assertiva de atualizar o mindset (ideia mental), em um mercado tão competitivo.

Ou seja, você oxigena as ferramentas, conceitos e ‘formas de fazer’ a partir de dados novos e uma visão de negócio diferente da sua, aproveitando os aprendizados da forma como fizer mais sentido para sua organização.

Outro ponto vital sobre as palestras é que o conteúdo é muito mais facilmente absorvido quando é apresentado de maneira interativa, de frente para as pessoas, com os recursos necessários para manter a todos concentrados durante as horas preparadas para passar àquelas informações.

O envolvimento da equipe e o engajamento com as mudanças a inspiradas pela palestra serão providências para a manutenção do que foi aprendido. Portanto, o conteúdo e as lições da palestra ganham durabilidade e escala, podendo ser replicados inúmeras vezes.   

Saiba os assuntos que mais interessam à você e ao negócio

É importante ter em mente quais assuntos buscar, na hora de procurar uma palestra – seja para sua equipe, seja para sua evolução profissional.

Claro: o aproveitamento do conteúdo não estará ‘dividido’, afinal, o que você aprender com uma finalidade, acabará auxiliando também a outra. Por exemplo: uma palestra motivacional sobre vendas pode fazer com que você reflita sobre a sua rotina e, depois, acabe implementando outro tipo de treinamento para sua equipe.

Mesmo assim, ao programar a rotina de treinamentos do ano, você deve selecionar as qualificações que mais fazem sentido estrategicamente. Até porque, o cronograma dessas atividades precisa ser planejado com a mesma visão prática.

Procure adequar a agenda para inserir os conteúdos em momentos importantes do ano. Você poderá planejar para não perder oportunidades nas agendas dos palestrantes que acompanha, e ainda conseguirá programar a replicação deste conteúdo para sua equipe, internamente, num cronograma alinhado ao seu planejamento anual.  

Vamos imaginar que você precise pensar em treinamentos e métodos de desenvolvimento para seus colaboradores:

  • Dica Prática 1 – A maioria das ações estão voltadas para melhorar a rotina ou a prática de vendas. Como o conteúdo pode impactar diretamente o resultado, agende o período para preparar as pessoas para estarem ‘na mesma página’ e aproveitarem bem a palestra.
  • Dica Prática 2 – Antecipe-se e reserve a sala de reuniões. Quando identificar ruídos, ou seja, algo que não tenha sido bem entendido ou que necessite explicação sobre alguma rotina do trabalho, verifique se uma palestra interna poderá resolver as dúvidas.
  • Dica Prática 3 – Palestras motivacionais são importantes! Muitas vezes, o ânimo é afetado pelo dia a dia e um conteúdo voltado para reforçar ou transmitir valores pode ajudar a desenvolver a confiança da equipe.
  • Dica Prática 4 – Aproveite o momento depois da palestra para reiterar objetivos. Reforçar a visão sobre o negócio e ainda receber feedbacks da equipe é fundamental para promover mudanças positivas.

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